Artigos.

Conteúdos exclusivos feitos para você

14.10.2021

CASE DE SUCESSO: CRM para organizar processos de vendas funciona?

Publicado por Tiago Schulz

Como o CRM integrado ao ERP e E-commerce B2B pode ajudar minha empresa a crescer mais?

Quer ser competitivo e permanecer no mercado? Sua empresa precisa continuar crescendo pelo menos na média do que o seu segmento vem crescendo nos últimos anos.  Esse crescimento não é apenas um sinal de que as coisas vão bem, mas necessário para garantir a sobrevivência do seu negócio no médio prazo.

Como a base de qualquer negócio é oferta e demanda, a parte que gera a demanda, o cliente, quer receber a sua proposta, logo você deveria pensar em cada detalhe do seu processo de venda, da captação até o pós venda. É neste contexto que surgiu o CRM (Customer Relationship Management), como ferramenta para auxiliar as organizações a conhecer e se relacionar melhor com os seus clientes a partir dos dados coletados.

Afinal, o que é CRM?

O CRM é um conjunto de práticas e estratégias de gestão focadas no relacionamento com o cliente, antecipando necessidades e desejos, otimizando processos, aumentando as vendas e personalizando a experiência de compra até mesmo com campanhas de captação de novos clientes.

As vantagens são incontáveis.

O CRM, portanto, não é apenas um banco de dados para armazenar informações sobre os seus clientes. É estratégia, do ponto de vista de quem quer gerar resultados. Do ponto de vista de quem executa, pode ser visto ou entendido como processo, ou mesmo como ferramenta e tecnologia, se adotarmos o termo como meio de atingir determinado fim dentro de um processo de vendas. 

Voltando a ideia central, não deixa de ser uma cultura de olhar para o cliente através dos dados que você possui e gerar novos insights, mediar processos e ações que favoreçam a experiência do cliente e por fim resultados de vendas. 

Como o CRM pode ajudar o comércio eletrônico B2B?

Unir ferramentas como: ERP, E-commerce B2B, Força de Vendas e CRM através de integrações (API’s ou outras tecnologias) se tornaram essenciais para que equipes comerciais batam as metas todos os meses e adquiram alta performance comercial. 

Se você tem uma operação multicanal, é o mínimo que você precisa para ter vantagem em relação aos seus concorrentes, pois as informações dos seus clientes entre uma plataforma e outra são dados ricos para seu time de vendas. Ou ainda, você pode otimizar processos burocráticos melhorando a rotina do seu backoffice de vendas, com algumas automações ou simplesmente usando o CRM para encadear e monitorar pendências e ações determinadas em cada etapa do seu processo de vendas. 

Vejamos um case de sucesso do CRM GEOvendas para entender melhor. 

CRM na prática

Um cliente GEOvendas, que tinha dificuldades para gerir a carteira de clientes e controlar os processos que diferentes canais de vendas, com problemas de comunicação interna devido a processos não informatizados, nos procurou para melhorar o workflow de modo que evitassem conflitos internos e perda de clientes.

Assumimos o desafio! Feito análise da situação, tendo mapeado processos e alinhado com o cliente, propomos a implantação do CRM GEOvendas, solução com campos customizáveis e configurações que podem ser sequenciadas  gerando pendências e relatórios para os usuários e gestores. 

O fluxo de informações dos clientes passaram a ser realizados no sistema, de modo que a perda de informações não fosse mais causa de conflitos e processos fossem acelerados dentro de prazos pré-estabelecidos. 

O resultado é uma operação de vendas mais contínua, assertiva e veloz. E isso favorece o crescimento sustentável do negócio. 

Times de vendas também precisam de processos bem delimitados. Seus clientes não podem ser esquecidos por causa de processos mal definidos. Se relacionar com ele, retê-lo e mantê-lo ativo é um trabalho contínuo e necessário, e tudo depende de como você lida com os dados da sua carteira de clientes.

Se você também está tendo problemas com sua área comercial, ou se identificou com esta situação, converse com um especialista e descubra tudo como a nossa ferramenta pode lhe ajudar.