Artigos.

Conteúdos exclusivos feitos para você

11.10.2021

Como aumentar vendas através de um B2B criado para indústria de MODA

Publicado por Tiago Schulz

Você sabe quais são as estratégias e vantagens que pode implantar através de um B2B de para sua indústria ou confecção de moda?

Bom, certamente já sabe da importância de investir na presença de sua marca no mundo  digital, por isso quero trazer uma outra abordagem, sob a perspectiva de estratégia de vendas e experiência do cliente, analisando algumas possibilidades de expansão dos seus canais de vendas com um B2B. 

Se você quer que os seus clientes tenham uma experiência incrível com a sua marca, e a experiência do cliente não se limita aos produtos que você vende, você precisa pensar em como seus clientes querem comprar de você! 

Primeiro o cliente. Como ele prefere comprar da sua marca? Você atende a expectativa da maioria dos seus clientes? A experiência que está entregando é realmente positiva?

A maioria das compras de moda acontecem através da visita de um representante comercial. E um segundo grupo que prefere comprar direto da sua indústria que poderíamos dividir da seguinte forma: aqueles que preferem fazer contato com a sua empresa e comprar com atendimento e outros que preferem ir direto a um portal B2B.

A tecnologia facilitou e um B2B preparado e exclusivo para o segmento de moda com usabilidade simplificada ajuda muito a obter um maior número de fechamento de carrinho. Invista em quem conhece do segmento. 

A melhor opção é o GEOvendas B2B, uma plataforma que une múltiplas estratégias de vendas em uma única ferramenta. Agora confira algumas estratégias para levantar as vendas do seu B2B.  

Estratégia 01 – Vendas junto ao time Call Center (ou Inside Sales)

O time de Inside Sales geralmente liga para a carteira de clientes oferecendo os produtos.  Quantas ligações precisam ser feitas até conseguir um novo cliente? E já pensou o quão difícil é explicar com palavras todo o conceito que você criou para a marca ou coleção? 

Mesmo com técnicas, certamente será muito difícil converter uma venda apenas em uma simples conversa pelo telefone. A experiência é muito mais completa e rica quando você ajuda o cliente e ele tem contato pelo menos visual com os seus produtos, através de um catálogo ou mais rica ainda se dispor de um mostruário.

Estratégia 02 – Complementando a anterior – consulte seus clientes inativos

Qual o ciclo de compra dos seus clientes? Será que o seu time comercial tem tido tempo de visitar aqueles clientes que estão inativos por falta de compra nos últimos 03, 06 ou 12 meses? O importante é notar que quem já é seu cliente, ainda que inativo, potencialmente tem grandes chances de comprar da sua marca novamente. Talvez ele está apenas esperando um novo contato ou a resolução de algum problema ou ainda apenas deixou de comprar por outras razões que sequer passam pela sua cabeça. 

Essa é uma forma de você ter um CAC (custo de aquisição de cliente) muito baixo quando se trata de times de inside sales (vendas por telefone ou whatsapp).

Estratégia 03 – Eventos de Lançamento Online

Aqui está uma das estratégias de mais sucesso na internet: o Lançamento. Todos nós somos loucos por lançamentos, queremos o novo, ainda que não seja uma grande novidade, mas estamos lá, é a raiz do consumo.

Faça seu lançamento estruturado, os grandes players de moda já estão acostumados, mas levar o showroom para o ambiente online é uma estratégia que pode dar muito certo. As pessoas já estão acostumadas com os lançamentos de cursos, palestras e eventos online, de modo que quanto melhor for a experiência que você entregar melhor serão os resultados de vendas. Então faça um evento online atrativo e maravilhoso para os seus clientes e prospects, é uma das melhores maneiras que possui para horizontalizar e verticalizar suas vendas. 

O e-commerce B2B é um canal direto para os seus clientes, lance novos produtos apenas por ele e atraia mais tráfego, mas lembre-se de preparar o seu time de suporte e vendedores, eles farão toda a diferença para aumentar o seu ticket médio e transmitir a confiança que o cliente precisa para efetuar o pedido.

Como diz o ditado: antes feito que perfeito. Comece, faça pequeno, mas faça. Pouco a pouco perceberá os resultados. Só não esqueça que a marca é o seu principal ativo. Se dispõe de capital para investir, procure empresas especializadas, pesquisa e se informe primeiro para fazer um trabalho bem estruturado. 

Estratégia 04 – Representante é o seu cartão de visitas local

O papel dos representantes comerciais tem seu espaço e importância dentro de uma estratégia multicanal. Não despreze ou desqualifique sua equipe, pelo contrário, invista nela, traga-os para dentro de casa, dê informação, treine, faça com que trabalhem levando os diferenciais dos seus produtos até o ponto de vendas, de modo que sejam verdadeiros evangelizadores da sua marca.

Muitos clientes passarão a confiar mais na sua marca depois de receber uma  visita de um representante. Um pedido de 20, 30 ou 40 mil reais que preveja uma cobertura de estoque para o período de uma coleção ou grande loja dificilmente vai dispensar a presença de um representante. 

O segredo é conhecer o potencial da região e delimitar a atuação do representante mostrando com dados de mercado ou vendas anteriores a verticalização potencial dentro daquela área de atuação. O B2B junto com o Time de Vendas interno tem um alcance que deve se somar a este, uma vez que se faria necessário muitas centenas de pessoas para cobrir todo o território em que a marca quer atuar. 

Estratégia 05 – Inbound Marketing

Aqui está a cereja do bolo. Um B2B sem uma estratégia de marketing digital é como uma Ferrari sem gasolina. Você precisa aplicar os conceitos de marketing digital para ter sucesso. Conceitos básicos como: objetivo, persona, anúncios, páginas de captura, nutrição de leads e indicadores precisam ser conhecidos e aplicados. Se você não puder ter uma equipe interna dedicada a estas tarefas, será necessário investir em uma agência de marketing digital que faça o trabalho por você.

O objetivo é capturar o maior número de potenciais clientes interessados nos produtos que você está lançando para o mercado a cada coleção. Estamos falando de MODA, e a moda está sendo contada primeiro nas passarelas e depois nas ruas, portanto, sempre haverão novas tendências e com ela pessoas que estejam gerando uma demanda e outras que estarão suprindo e equilibrando com a oferta. Então a dica é: aproveite cada novo ciclo para capturar mais potenciais clientes e aumentar a sua receita.

Última dica: Invista em growth

Uma última dica: um conceito conhecido de growth é testar de forma rápida e barata. Busque sintetizar uma estratégia e testá-la parcialmente, meça o esforço necessário, tire conclusões dessas pequenas experiências e gere expectativas mais assertivas acerca das estratégias que está escolhendo. Growth é uma mentalidade, um modo ou cultura que visa criar estruturas ou alavancas que possibilitem o crescimento sustentável de um negócio.

Mas lembrando, ganhar escala requer preparo, investimento, rapidez, estrutura, tecnologia e ainda assim, só será possível se realmente estiver resolvendo o problema de muitas pessoas.


E claro, faça MODA sustentável, consciente e responsável.